• Ely Carter

Feliz Natal!


Existe uma famosa canção italiana escrita cujo titulo é "A Natale puoi (No natal pode!). O texto apresenta uma lista de coisas que no natal são permitidas: brincar, sonhar, tomar tempo para si; falar a verdade, dizer o que pensamos, a lista é longa e atrevida, chegando até dizer que no Natal a gente pode confiar mais!


A um certo ponto na música tem uma parte muito interessante que diz: existe algo que brilha na alma: que não existe só no natal: é a vontade de amar, mas que pode se desenvolver se você desejar.


Todas às vezes que ouço esta música, muitas destas palavras ecoam na minha mente e eu me pergunto: final de ano é tempo de balanço, que balanço eu faço da vida? Do ano que está terminando? Quantas das minhas metas colocadas la no início eu consegui realizar? E’ natal e eu posso desejar mais, sonhar mais, confiar mais. No entanto, a pergunta que volta sempre é: mas isso acontece comigo só no Natal? A resposta é um ressonante Não!


No Natal, na verdade, o que percebo é a amplificação de todas as minhas necessidades humanas. Eu preciso de mais tempo, de sonhar mais, de realizar mais. São necessidades sempre existentes no nosso cotidiano, mas que são aumentadas, amplificadas e advertimos ainda mais nesta época, que tais exigências humanas não foram satisfeitas e ficamos mal quando percebemos que isso é realidade.


Calma, nem tudo está perdido! Se dar conta da necessidade já é o primeiro passo para se mover em direção a mudança!

Para eu escalar o Everest, eu preciso de guia. Pergunto-me se além do Criador do Universo, qual foi o meu guia em 2021? Em quem eu confiei? A quem eu recorri em busca de conselhos?

Certamente os desafios em 2021 foram tantos, mesmo porque se pudéssemos atribuir uma frase para definir este período, talvez seria “Covid19 – working in progress”.

Dois mil e vinte e um é ainda um daqueles anos onde a vida ainda está virada de cabeça para baixo e requer mais do que nunca maior mudança de prospectiva. Esta mudança de prospectiva quanto nos afetou? Qual foi o efeito disso em nossa família?


O que pandemia deixou claro para muitos é que a nossa percepção do que é casa e do que é família mudou. Ficou tudo muito mais evidente, uma necessidade enorme de programação da rotina familiar, da adaptação da casa como lugar de visitas com hora marcada nas (video) conferencias com colegas de trabalho, com a escola, com o médico. Esta programação mais do que metódica de certa forma se refletiu na programação ou planificação da nossa situação econômica, ou financeira.


Muitos de nós tivemos que investir ainda mais em tecnologia, talvez comprando um celular a mais, revendo os planos telefônicos e de ‘internet’, talvez tivemos que comprar uma lampada a mais, um microfone a mais. Se não estávamos preparados financeiramente para tais imprevistos, certamente deve ter sido difícil elaborar este processo na mente e não entrar em "tilt" financeiro.


Se tivéssemos que fazer um balanço de final de ano, este seria positivo ou negativo? O que tivemos que inserir ou retirar do processo? Que encontros contribuíram para a nossa prosperidade pessoal e afetiva, interpessoal, financeira e cultural?

Quanto do nosso tempo e dinheiro foi utilizado para cuidar da nossa saúde emocional, para passar tempo de qualidade com a família, para investir na nossa cultura e educação?


Fazer um balanço honesto nos dá uma panorâmica da situação e nos permite identificar as ciladas financeiras, emocionais e relacionadas com a administração do tempo, que pode nos ajudar a evitar isso em 2022. Como? Através de um planejamento para o investimento dos nossos recursos naquilo que faz bem a nos e a nossa família.


Sonhar é permitido sempre, os sonhos são infinitos e é aquilo que move muitos de nós. Pensar nos sonhos que realizamos ou que estamos realizando, pensar no que não realizamos nos ajuda a manter a mente naquela estrada: o desejo do Destino, é que o destino se cumpra!


Estamos aqui também para cumprir do melhor modo o nosso destino.


Despeço-me convidando vocês de visitarem este link e escutarem esta música com tanto significado. Lembrem-se, a gente pode sempre, mas é no Natal que tudo é amplificado e ampliado e isso nos ajudar a tomar consciência e agir.


Como se diz em italiano, A Natale puoi! Buon Natale! Feliz Natal!


https://www.youtube.com/watch?v=8cXyvARZvQg

2 visualizzazioni0 commenti

Post recenti

Mostra tutti

O Perfume